Descrição enviada pela equipe de projeto. A Adega e o Centro Logístico de Armazenagem da Gran Cruz estão localizados na região demarcada do Douro, património mundial da UNESCO. Recuperou-se um terreno numa área paisagisticamente degradada, que tinha servido de estaleiro de obras de construção civil.
Desenvolveu-se um projecto onde as opções estéticas e espaciais se encontram orientadas pelos aspectos funcionais relacionados com as funções económicas e processuais. É uma unidade industrial vocacionada para a vinificação e armazenamento de vinho do Douro e Porto. Labora as uvas produzidas por mais de um milhar de vinicultores da região, sendo por isso uma edificação de grandes dimensões.
Aproveitando um acidente natural do terreno, criaram-se diferentes níveis, que permitem recorrer à gravidade em diversos processos, sem que isso se traduzisse num aumento desproporcionado da volumetria.
O projecto compreende duas adegas, a primeira que permitirá vinificar cerca de 6.000 toneladas de uva de aproximadamente 1.000 vinicultores de concelhos próximos, e a segunda vocacionada para pequenos volumes de vinhos do Porto e do Douro de qualidade excepcional. Compreende ainda um Centro Logístico de Armazenamento para 22 milhões de litros de Vinho do Porto e Aguardente.
Trata-se do mais moderno centro de vinificação e logístico do género em Portugal, com incorporação de inovação em todas as fases do processo produtivo, apresentando enormes incrementos qualitativos e ambientais. A imagem do edifício contribui para reforçar o interesse da Gran Cruz Porto e solidificar o êxito da sua marca no futuro.